quarta-feira, 8 de agosto de 2007

2 anos de Istmo Arquitetura

No dia 18 de agosto de 2007 o escritório Istmo Arquitetura estará completando 2 anos de existência. Ele foi criado para oferecer à sociedade a viabilidade de duas idéias:

1) Criatividade é ilimitada;

2) Boa Arquitetura também se faz mesmo com poucos recursos financeiros.



Sobre o primeiro ponto posso dizer, baseado no estudo da história das civilizações, que o que o homem foi capaz de fazer desde que saiu das cavernas é simplesmente espetacular. A cada instante, suas limitações vão sendo superadas e maravilhas vêm à tona.



Sendo assim, não vejo porque pormos fim a esta tão bela tradição humana: INOVAÇÃO. Chega de inibições, o ser humano, centelha divina, é muito mais capaz, sempre.



Sendo a Arquitetura a arte de ordenar espaços, é possível fazer com que as pessoas disponham de ambientes confortáveis a baixo custo de construção e manutenção.



Nosso escritório é um exemplar vivo disso, já que concilia em si a economia financeira para que fosse feito e mantido, e também apresenta elementos incomuns para este tipo de uso.



Estando diante dele, a fachada chama a atenção por sua altura, cores, diversidade de planos ortogonais, matemáticos, cartesianos. Ao abrir a porta, deparamo-nos com uma surpresa, pois esperamos dar de cara com uma sala, naquele esquema ar-condicionado, cadeiras, mesas, papéis, etc; mas o que vemos é um jardim composto em grande parte por plantas tropicais e constantemente sombreado, sendo desta forma gerador de bem-estar térmico, visual e até olfativo, já que certas plantas exalam odor agradabilíssimo.



Depois do jardim, uma pequena varanda, aconchegante, reservada para a contemplação, leituras, um bom violão e a conversa afável com os amigos, às vezes regadas a deliciosas bebidas.

Ao entrar na sala de trabalho propriamente dita, nos deparamos com uma extrema simplicidade. Nada de luxo, nada de ostentação; no entanto todos sentem-se à vontade, posto que tal condição do espaço nos convida a depormos as armaduras e máscaras sociais para sermos simplesmente nós mesmos.



Apenas 2 anos e já tantas oportunidades e aprendizados. Sigo adiante grato pelas colaborações que recebo e com imensa boa disposição para cumprir a missão de transformar sonhos em realidade.

André Souza.