quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Criação da sede da Brazil Homes



Trabalho que desenvolvi junto com Carolina Melo e que consiste na criação da sede da imobiliária Brazil Homes. Ela ocupa uma loja do shopping Seaway, a qual se divide em dois pavimentos. No primeiro há uma área de espera e outra de atendimento.

Além disso, há pequenos suportes de vidro onde folhetos de divulgação de empreendimentos são colocados. Outro espaço de divulgação são as paredes junto a área de atendimento. Lá são postos cartazes com propagandas diversas.

No pavimento superior estão os espaços de reuniões e as mesas da administração. Estas são feitas de MDF revestido com laminado freijó e tampo de vidro. Algumas cortinas foram instaladas para amenizar a ação do sol e garantir maior privacidade aos que lá trabalham.

Um elemento interessante do trabalho é a iluminação posta sob as mesas e prateleiras de vidro, que gera belos efeitos e chama a atenção dos usuários por seu caráter inusitado.



Projeto de reforma residencial

Eu, André Souza, em parceria com Carolina Melo, entregamos há pouco um projeto de reforma residencial. Os clientes solicitaram a instalação de banheiros nos quartos, tornando-os suítes e também maiores cuidados relativos à segurança, haja visto que a habitação já havia sido assaltada no passado. Fora esses pedidos, eles deram a nós liberdade para criarmos o que achássemos mais conveniente.
Desta forma, optamos por tomar partido de linhas retas em toda a casa, construindo volumes mais sólidos e estáveis. Isto pode ser percebido desde o muro frontal, com o pórtico vermelho que delineia a garagem.


Outro fator de destaque nesta residência são as pérgolas, que são usadas tanto para amenizar a radiação solar direta como para impedir a entrada de pessoas estranhas. Além disso, nas áreas de circulação elas foram instaladas junto com cobogós, formando um conjunto diferente e bonito.
Para contrabalancear a predominância de formas planas e também para trazer conforto térmico e beleza à moradia, em vários pontos jardins foram plantados. Com a inclusão de árvores para o sombreamento dos ambientes.

Um 2008 proveitoso

O ano de 2008 começa e mostra-se como tempo propício a realização de muitos sonhos. A começar temos que continuar o esforço por popularizar a arquitetura como um bem a todos os cidadãos. Isto agora conta com muitos fatores importantes como o maior interesse por parte dos bancos em promover financeamentos para a construção civil e também as eleições municipais 2008, onde haverá a chance de observarmos renovação de ações políticas nesta área. Pelo menos estaremos propondo idéias e dispostos a trabalhar em favor de melhorias arquitetônicas, urbanas, paisagísticas, dentre outras.

Considero também importante o início do processo para a reabertura do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no RN, além do movimento de fortalecimento do IAB(Instituto de Arquitetos do Brasil). Apesar de muitas vezes os arquitetos e urbanistas desenvolverem-se de forma autônoma, não podemos nos enganar achando que isso faz com que devamos seguir a idéia do “salve-se quem puder”, pois tal situação apenas gerou o que observamos hoje: um mercado onde há demanda por projetos, mas não há atendimento pleno a ela e sem falar na imensa desigualdade salarial, onde poucos são os que alcançaram estabilidade financeira pelo fato do “gargalo” do atendimento a pequenos nichos do mercado.

Sobre a demanda por projetos, como sempre, falo não apenas das famílias ricas ou de classe média alta, mas dos grupos de baixa renda e mesmo daqueles que mesmo se enquadrando no grupo de classe média, mas que apesar disso, optam por construir sem contar com o apoio de arquitetos e engenheiros.

Sendo assim, observando agora esta busca por fortalecer a classe da arquitetura, a partir da união entre seus integrantes e a busca por maior conscientização dos cidadãos, ricos e pobres, quanto a importância dos arquitetos e urbanistas para o bem das cidades e meio ambiente, creio que 2008 poderá ser sim um ano bem proveitoso.

André Souza.