segunda-feira, 23 de abril de 2007

PROGRAMA PARA INCENTIVO À ARQUITETURA E URBANISMO NO RN


Devido à constatação de que em nosso estado muito já poderia ter sido feito, e sem querer observar mais tempo perdido, apresento abaixo algumas propostas para aumento e melhoria da produção arquitetônica e urbanística no Rio Grande do Norte:

1) Ida dos arquitetos e urbanistas aos municípios para que se ofereçam aos administradores locais propostas para elaboração de planos diretores e criação de equipamentos urbanos tais como praças, ginásios, centros culturais, etc;

2) Além dessa ação, e tendo em vista o conforto dos cidadãos, os arquitetos poderão oferecer aos municípios um plano de arborização urbana e prestar consultoria para construção de hortos municipais e treinamento de funcionários, os quais seriam encarregados pelo plantio e conservação dos espécimes vegetais implantados na cidade beneficiada;

3) Levando em consideração que uma cidade não se faz apenas graças aos seus gestores, o incentivo aos cidadãos para que eles comecem a se valer dos serviços que os arquitetos prestam também será útil para que possamos visualizar em futuro breve um maior número de habitações de qualidade, sob diversos pontos de vista. Sobre este assunto, o maior empecilho a ser vencido é o preconceito de que arquitetura é “coisa para ricos”, pois os profissionais arquitetos têm conhecimento suficiente para produzir boas edificações mesmo com baixos recursos financeiros;

4) Este incentivo poderá ser feito por meio de uma maior divulgação sobre os serviços que os arquitetos prestam à sociedade. Esta apresentação poderá se dar através de palestras públicas, exposição de trabalhos individuais e coletivos em lugares como shoppings centers, além de concessão de entrevistas a jornais, revistas e emissoras de TV.

5) A participação política dos arquitetos é fundamental, pois através de seus estudos podem dar significativa contribuição sobre os mais variados assuntos relativos às cidades. Como ouvi dizer, “A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta”, e assim tal submissão e apatia muitas vezes poderá resultar numa vida muito aquém do que se pode considerar como saudável.

André Souza

Arquiteto e Urbanista

Um comentário:

Unknown disse...

André,

acho essa iniciativa de colocar um site falando sobre a importância da arquitetura e o urbanismo para todos e não para alguns, ou seja, para a sociedade em geral, muito valorosa. Mostrar a devida utilidade do planejamento dos espaços considerando tudo o que está em nossa volta, para que a harmonização do ambiente propicie uma qualidade de vida melhor para todos. É importante levar essa concientização às pessoas, ainda mais quando nosso planeta pede socorro, no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, pois que já chegou as florestas e no meio rural, mas que é fruto, também, de um desequilibrio urbano, de uma falta de planejamento sério e responsável para as nossas cidades, que estão estranguladas pelo crescimento desordenado e pela visão limitada dos que passam pelo poder, colaborando para uma desordem sucessiva do nosso meio.
Parabéns pela bela iniciativa de informar e chamar a responsabilidade todos q fazem parte deste planeta para a "construção" de um mundo melhor e mais saudável.
Um grande abraço,
Alexandar.