terça-feira, 24 de abril de 2007

PROPOSTAS PARA MARTINS-RN

Este trabalho refere-se à produção de um conjunto de propostas de melhorias arquitetônico-urbanísticas para o município de Martins-RN para que o mesmo passe a estar mais de acordo com as inovações relativas à acessibilidade universal, técnicas e materiais de construção contemporâneas e também dos preceitos urbanísticos que contribuem para o incremento da qualidade de vida de seus cidadãos assim como dos visitantes.

1. PRAÇA DR. ALMINO AFONSO

A proposta para este espaço gira em torno da substituição do piso atual por outro de caráter antiderrapante e com cores variadas. Todos os percursos estariam sinalizados com placas podo táteis e mais rampas seriam construídas para facilitar o ir e vir à praça. As árvores que lá estão atualmente seriam preservadas e outras mais serão plantadas, sendo estas exemplares que se adaptam facilmente ao clima da região onde a cidade se encontra.

Uma nova iluminação indireta e colorida posta junto às árvores e demais elementos da praça será criada não só para facilitar a visão dos usuários à noite como também para que o local torne-se mais bonito.

O novo traçado deste logradouro, que em parte lembra um violão, se refere ao desenho da calçada antes da reforma que resultou no calçamento atual. Além disso, devido aos vários eventos que ocorrem na cidade, neste projeto proposto há mais espaços destinados à aglomeração pública.

O busto do Dr. Almino Affonso será destacado com a criação de um canteiro e iluminação especial em sua volta, e um totem será instalado junto ao Hotel Serrano e terá em si um mapa com as demarcações dos pontos turísticos da cidade.

2. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A Universidade Aberta do Brasil está situada junto à praça Dr. Almino Affonso e inicialmente ela abrigará os cursos de matemática, física e biologia. O programa arquitetônico consiste em:


1 sala para secretaria acadêmica;

1 sala da coordenação do pólo;

3 salas para tutores presenciais;

1 sala de professores e reuniões;

1 sala de aula presencial típica;

1 laboratório de informática;

1 sala de vídeo conferência;

1 biblioteca.


O prédio está dividido em dois pavimentos e conta, além da escada, com elevador para acesso ao pavimento superior. Apesar da exigência da climatização dos ambientes, preocupamos-nos em fazer com que mesmo sem este recurso os espaços sejam agradáveis, pois eles também poderão ser ventilados e iluminados artificialmente. Os materiais empregados na construção deste edifício assim como as suas formas estarão em acordo com muito daquilo que se constrói hoje em dia ao redor do mundo.

Logo abaixo estão as duas volumetrias criadas e apresentadas para escolha, sendo uma de caráter mais sóbrio e a outra de linhas mais ousadas. Em termos de valor arquitetônico, ambas são semelhantes, posto que o projeto atende a todas as questões de ordem funcional e construtiva, se encaixando a opção formal em um contexto puramente subjetivo, ou seja, do "gosto" de cada um.

3. quiosque

O edifício do quiosque consiste em um espaço para atendimento e preparação de alimentos, e dois banheiros. Além disso, há um espaço coberto reservado a mesas para clientes. A edificação é feita de alvenaria de tijolos, cobogós, estrutura de concreto armado e cobertura metálica. Este todo configura um exemplar arquitetônico singular e com grande potencial de se tornar um marco à cidade.

4. NOVA COZINHA PARA O MIRANTE DO CANTO

Espaço criado para atender à alta demanda de refeições naquele local, que faz da cozinha atual inadequada devido às suas pequenas dimensões e excessivo calor decorrente de poucas janelas instaladas e do preparo de alimentos.

Esta nova edificação contará com uma área de preparo de alimentos e uma despensa.

A edificação será feita com alvenaria de pedras pertencentes à região, laje impermeabilizada e peças de madeira que contribuirão para a formação de um volume arquitetônico incomum e integrado à paisagem local.

5. acessibilidade da PRAÇA DR. ALMINO AFONSO E DA sede da prefeitura municipal de martins

Através do exame do edifício sede da prefeitura municipal de Martins elaboramos uma série de sugestões de reforma para que o prédio possa se tornar acessível a uma parcela maior da sociedade. Assim, os pontos críticos foram apontados e as devidas alterações apresentadas.

A seguir estão três exemplos do que foi dito anteriormente:




2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!! Eu fiquei curioso com esta arquitetura para Martins. Eu sou aluno da UAB e uma construção dessas seria muito bom principalmente para nossa cidade crescer. Gostaria de saber mais sobre isso. Foi um projeto da atual gestão pública ou não? Você é sobrinho de irmão Elias? Achei parecido e ele falou que tem um sobrinho arquiteto e se chama André por isso pergunto. Obrigado, Leonardo

Lusbel disse...

Eu sou de Martins e estou vendo pela primeira vez esse projeto. Eu tenho até vergonha de mostrar como a praça ficou!